terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Arthur Moreira Lima Interpreta Ernesto Nazareth (1977)


vol .1
download do cd

vol.2
download do cd

vol.3
download do cd


Ernesto Júlio de Nazareth foi mais que um pianista de bailes e saraus do final do séc. XIX e início do séc. XX. Ele foi a pessoa que encontrou a maneira mais eficaz de se reproduzir um conjunto de choro no piano, criando um estilo inigualável.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 1863, e influenciado pelos estilos europeus, especialmente franceses, que chegavam torrencialmente ao Brasil, Nazareth passou a compor polcas, tangos, valsas, lundus, schottisches, à sua maneira, e em pouco tempo recebeu reconhecimento nacional.

Suas peças começaram a ser gravadas assim que a Casa Edison abriu suas portas, e suas partituras eram tocadas por toda a “cidade dos pianos”, uma perífrase adequada para o Rio da Belle Époque.

Hoje Ernesto Nazareth é conhecido mundialmente, sendo gravado por pianistas desde o Japão até o Brasil, e é recebido com especial carinho por grupos de choro de todos os tipos e formações. Porém, de sua vasta obra de 212 músicas, apenas cerca 70% já foram registrados em disco. Do restante, algumas nunca foram editadas. Resta-nos aguardar que um dia toda a obra de Nazareth seja gravada.

Um comentário:

Unknown disse...

uma pena, os links falharam...